E-mail

contato@sindespemg.com.br

WhatsApp

(31) 98379-1863

Telefone

(31) 3656-3132

Audiência pública sobre a carreira do Especialista em Educação – 31/05/2023

Na quarta-feira, 31/05/2023, ocorreu a audiência pública realizada pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), para discutir a  carreira do Especialista em Educação.

Vários Especialistas em Educação foram ouvidos e a maioria dos apontamentos foram relacionados ao baixo salário, acúmulo e desvio de funções.

A Carmen Teixeira, nossa presidente, contou como o SINDESPE-MG tem lutado pela categoria e como este momento é importante para a união dos Especialistas em Educação (EEB’s).

A Dilma Sather Rocha, nossa diretora de Núcleos, em sua fala reforçou o acúmulo de funções como o papel de supervisor e o de orientador educacional que o Especialista em Educação tem desempenhado.

O Edno Geraldo da Silva Rocha que faz parte da nossa diretoria disse que os especialistas têm poucos direitos e muitos deveres.

A Paula Teixeira, Especialista em Educação na Superintendência Regional de Ensino Metropolitana C, relembrou que a categoria ganha menos que os professores, mesmo com tempo idêntico de carreira.

Na audiência também foi discutido a publicação do edital do concurso público que foi divulgado nesta mesma data. A Geovanna Passos, presidenta da Associação Mineira de Inspetores Escolares (Amie) que alertou que o edital prevê que pessoas com outras formações que não a da área de pedagogia, inclusive de nível técnico, possam concorrer a uma vaga.

A deputada Beatriz Cerqueira, que preside a comissão, afirmou que há uma série de dificuldades na carreira dos especialistas em educação e que os profissionais estão adoecendo.

As deputadas Ana Paula Siqueira e Macaé Evaristo, vice-presidenta da comissão, criticaram o edital do concurso. Ana Paula Siqueira apontou que mais uma vez o governo tratou a educação como mercadoria.

A deputada Lohanna citou na audiência do dia 26/04/23 , o governo havia prometido a nomeação de 2 mil Especialistas em Educação. Segundo ela, o governo faz compromissos sem qualquer receio do descrédito por não cumpri-los.

O representante do governo, o assessor chefe de Relações Institucionais da Secretaria de Educação, Fernando Sette Júnior, reconheceu que há problemas que os EEB’s enfrentam na carreira e que as discussões sobre melhorias devem continuar.

Também afirmou que as nomeações prometidas na audiência do dia 26/04/2023 vão ocorrer de forma escalonada, nos meses de junho, julho e agosto.

Quanto ao edital, após pedido da deputada Beatriz Cerqueira, ele se comprometeu a tentar um agendamento de reunião com a SEE/MG e os sindicatos (SINDESPE-MG, SIND-ute/MG e Amie) para tratar do edital do concurso público.

  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima