E-mail

contato@sindespemg.com.br

WhatsApp

(31) 98379-1863

Telefone

(31) 3656-3132

02 de janeiro de 2020, Belo Horizonte – MG. 

AO PROFESSOR EDELVES ROSA LUNA, SECRETÁRIO ADJUNTO DA SEE/MG

O Sindicato dos Profissionais de Especialistas em Educação Básica do Ensino Público de MG – SINDESPE MG – representante legal dos Especialistas em Educação do Estado de Mias Gerais, recebeu por meio do aplicativo de mensagem whats app, áudio que contém a mensagem de agradecimento final de ano, com menção de autoria ao Professor Edelves Rosa Luna, atual Secretário Adjunto de Educação de MG. Inicialmente importa confirmar com Vossa Senhoria a veracidade do áudio que circula nos grupos do referido aplicativo cujos integrantes são os profissionais que trabalham na Educação Básica no estado de Minas Gerias. Pois bem, em caso de confirmação da autoria do áudio é necessário tecer algumas ponderações. 

No referido áudio que circula no aplicativo de comunicação é notória a afirmação  de que a SEE, os Superintendentes Regionais de Ensino – SRE, Inspetores, Diretores e Professores trabalharam na “mudança de perspectivas de gestão e atuação no Estado ao pensar a gestão de maneira sistêmica com resultados que colocam Minas em condição de destaque”, com agradecimento nominal aos profissionais citados. 

Não se discute que os profissionais citados pelo Secretário trabalham e atuam para construção e melhoramento da gestão da educação de Minas Gerais. Entretanto, na mensagem de agradecimento houve a DISCRIMINAÇÃO E EXCLUSÃO DE OUTROS PROFISSIONAIS que atuam na educação, e que são indispensáveis para execução do planejamento elaborado pelo estado. Dentre os profissionais indispensáveis para o sucesso e melhorIa de resultados na educação cite-se o ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO BÁSICA – EEB – profissional habilitado que torna possível o processo pedagógico da escola, fazendo a real gestão participativa e compartilhada, que trabalha incansavelmente e diretamente com os demais profissionais da escola. 

Com o devido respeito, reivindicamos ao professor Edelves o reconhecimento da importância dos profissionais denominados Especialistas em Educação Básica tanto na aprendizagem como na obtenção de melhores resultados e conquistas na educação do Estado de Minas Gerais. O que se requer não se refere a mero capricho ou obstinação, mas se trata de forma de reconhecimento da classe profissional, para que, valorizada, reconheça a sua importância no setor da educação, em modelo de gestão compartilhada onde todos os integrantes do programa de ensino e suas secretarias assumam fundamental atuação e assim, garantam melhores resultados que beneficiam não somente a educação, mas a sociedade. 

O SINDESPE MG, representante legal dos EEBs, sente-se na obrigação de reivindicar o respeito ao EEB. Lembre-se também que o SINDESPE MG protocolou na SEE, no dia 12 de dezembro de 2019, documentos referentes às reivindicações da categoria pois nos foi negado entregá-los em mãos. 

Nesta expectativa, cordiais saudações. 

Carmen Teixeira Soares e Lima – Presidente do SINDESPE MG 

Rolar para cima