contato@sindespemg.com.br

Motivos para fortalecer os sindicatos

A importância de contribuir com os sindicatos em um cenário de ataque ao poder de mobilização da classe trabalhadora.

MOTIVOS PARA FORTALECER OS SINDICATOS DEPOIS DA REFORMA TRABALHISTA:

• Mais estrutura, mais poder de negociação.

Quanto mais estrutura um sindicato tiver, mais forte será a sua atuação frente aos patrões.

• Não basta contribuir. É preciso participar.

Um sindicato sozinho consegue pouca coisa. A sua força efetiva está no poder de mobilização e participação dos trabalhadores.

• Indignação organizada é mais poderosa.

O sindicato é a entidade capaz de aglutinar os descontentamentos dos trabalhadores e transformá-los em pautas, projetos, e caso a mobilização seja intensa, em direitos.

• Negociação individual? Que força tem o trabalhador?

Fortalecer o sindicato aumenta consideravelmente as chances de garantir benefícios e direitos.

• Resistir às comissões representativas.

Comissões representativas dentro das empresas é um ataque ao movimento sindical.

Contribuir com o sindicato é fortalecer meios verdadeiramente combativos no processo de negociação dos direitos.

• Depois de garantir o direito, vigilância constante.

Além de garantir que os diretos existam, os sindicatos são os principais responsáveis por assegurar que essas garantias realmente sairão do papel.

Por isso, fortalecer a entidade sindical é a melhor maneira de fazer a vigilância às garantias expressas nas convenções e acordos coletivos de trabalho.